15ª Conferência Internacional de Cidades e Povos pelo Comércio Justo – Quito 2022

Os próximos 21, 22 e 23 de outubro acontecerá em Quito, Equador, a 15ª Conferência Internacional de Cidades de Comércio Justo (IFTTC). Este encontro contará com a presença de delegações da campanha internacional e latino-americana de Cidades pelo Comércio Justo, formada por autoridades, membros de comitês, produtores e apoiadores do Comércio Justo, espera-se que tenhamos cerca de 250 pessoas.

Neste encontro, sob o lema “O Comércio Justo na Construção de Cidades Sustentáveis”, delegações de vários países vão trocar experiências e ideias sobre a campanha Cidades pelo Comércio Justo. O objetivo: Fortalecer e promover as atividades das cidades participantes da campanha Cidades e Povos pelo Comércio Justo, divulgar o compromisso das autoridades e, sobretudo, criar sinergias entre cidades e países, com ideias e reflexões para gerar um Desenvolvimento Econômico Local.

A Conferência de Quito será a primeira a ser realizada no Sul global, exceto a realizada no Líbano no ano 2016, além disso serão tratados temas mais globais como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o compromisso do Comércio Justo também serão discutidos.

Também marca os 20 anos do Movimento, que nasceu no Reino Unido e se espalhou pelo Norte global. Mas o Movimento agora é global e é tão oportuno ter a Conferência no Equador em 2022, o local em si simbolizará apropriadamente a amplitude e o crescimento do movimento nos últimos 20 anos.

O encontro é organizado em diferentes apresentações e oficinas nas quais serão apresentadas experiências e medidas concretas, como o compromisso das universidades ou como contribuir para alcançar cidades mais sustentáveis, jovens e seu compromisso com o meio ambiente, liderança de mulheres dentro do Comércio Justo, bem como alternativas de financiamento e mercado para pequenos produtores.
Para ter um maior alcance de público nacional e internacional, será um evento híbrido.

TEMAS DESTACADOS

Mudanças Climáticas com uma Perspectiva Geracional
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sua relação com o comércio justo
Experiências de produtores da América Latina, Ásia e África.
Compromisso das universidades com o comércio justo
Compras públicas como oportunidade de mercado para pequenos produtores.

AGENDA
Veja a agenda preliminar do encontro

REGISTRO PARA A CONFERÊNCIA

As pessoas que desejam participar do encontro mundial, que contará com a presença de delegações da campanha internacional e latino-americana Cidades e Povos pelo Comércio Justo, composta por autoridades, membros de comitês, produtores e apoiadores do Comércio Justo, devem inserir seus dados na plataforma Hubilo, no link: https://events.hubilo.com/15ta-conferencia-internacional-de-ciudades-por-el-comercio-justo/login

PREPARE SUA VIAGEM

CLIMA

Em média, a temperatura máxima fica em torno de 16° Celsius durante o mês de outubro em Quito e a mínima é em torno de 9°. Esta é a estação chuvosa na capital equatoriana.

MOEDA

No Equador a moeda oficial utilizada é o dólar americano.

VISTOS

Verifique se você precisa de visto para entrar no Equador no site do Ministério das Relações Exteriores do Equador, neste link: https://www.cancilleria.gob.ec/2020/04/14/visas/

ALOJAMENTO

Abaixo você pode ver uma lista de hotéis e pousadas em Quito.

LOCAIS DO ENCONTRO

Salão da Cidade
Este espaço é onde decorrerão as atividades do primeiro dia do evento no dia 21 de outubro, juntamente com o evento de abertura das 9h00 às 20h00, acompanhado de um cocktail para encerrar o dia.
Paralelamente às atividades, haverá um Showroom de produtores do Comércio Justo, das 9h às 20h, no lobby do local.

DETALHES DO LUGAR

Localizado no coração do centro histórico de Quito, Patrimônio Mundial da UNESCO, faz parte do Palácio Municipal, que é a sede do Município do Distrito Metropolitano de Quito. Está localizado no lado leste da Plaza de la Independencia, no Centro Histórico da cidade, e suas características arquitetônicas modernistas tentam se relacionar com as construções anteriores da praça.

Devido à idade do edifício e à falta de espaço, o antigo Palácio Municipal do século XIX e várias casas vizinhas foram demolidas em 1962, iniciando-se em 1970 a construção do novo edifício, no qual foi convocado um concurso público de projetos. O edifício foi concluído durante o ano de 1973.

As dependências que o Palácio Municipal de Quito abriga são o Gabinete do Prefeito Metropolitano, os gabinetes dos 21 Vereadores, a Administração Geral, a Procuradoria Metropolitana, a Secretaria Geral do Conselho e a Secretaria de Comunicação e o Salão da Cidade.

Neste espaço são realizados os mais importantes atos protocolares de Quito, onde foram entregues reconhecimentos, prêmios, discursos, posses de autoridades e eventos de todos os tipos. O espaço é aberto aos cidadãos para utilizá-lo em seus eventos relevantes que exijam o selo da cidade.

Unidade Educacional Municipal Antonio José de Sucre

Para o desenvolvimento do evento, o teatro auditório, centro esportivo, Domo de las Banderas e salas de aula equipadas com projetores, cadeiras e mesas estarão disponíveis para as diferentes atividades nos dias 22 e 23 de outubro, seguindo os seguintes detalhes:

De acordo com o plano:

Domo Central: A Feira Produtiva será realizada no dia 22 de outubro das 9h às 17h.

Salas de aula: Existem 4 salas de aula ao lado do Teatro da Unidade Educacional, sendo 3 delas juntas e a quarta na diagonal. Aqui as mesas de trabalho serão realizadas das 11h30 às 13h30 e das 15h00 às 17h00, com capacidade para aproximadamente 40 pessoas por sala de aula.

Teatro: Neste espaço, a plenária e o painel ODS do evento serão realizados nos dias 22 e 23 de outubro, das 9h10 às 11h15 e das 9h00 às 11h00, respectivamente.

Centro Esportivo: Neste local, será realizado o almoço para os participantes no dia 22 de outubro às 13h30.

DETALHES DEL LUGAR

Este espaço tem mais de um século de vida ativa, que transcendeu no campo educacional da cidade e do país, começando com o atendimento de 260 alunos do sexo masculino. Chamava-se “Escola Sucre”.

Do ponto de vista das infraestruturas, o estabelecimento funcionou em vários edifícios da Autarquia e de particulares; nos anos de 1934-1935, foi criada no estabelecimento a seção Pré-Profissional, na qual os alunos eram treinados no aprendizado de técnicas manuais. Mais tarde, no ano de 1960, esta seção se tornaria o Colégio Técnico Industrial Municipal “Sucre”, e também neste ano inaugurou a seção feminina, prestando seus serviços separadamente para homens e mulheres. A partir do ano letivo de 1987-1988, as duas seções foram unidas.

Considerando o trabalho e prestígio baseado no profícuo trabalho, o Ministério da Educação Pública, em 1961 declarou a Escola Municipal “Sucre” como CENTRO EXPERIMENTAL.

A Unidade Educacional Experimental “Antonio José de Sucre” tem como finalidade a educação integral e integrada de meninos, meninas, adolescentes, jovens e adultos com equidade e relevância no contexto do respeito sem exclusão ou discriminação, com oportunidades para todos, no quadro do Bem Viver e o enfoque nos Direitos.

Atualmente, é a instituição municipal do Distrito Metropolitano de Quito com o maior número de alunos e que possui modalidades presenciais de manhã e noite com 2.689 alunos (Campus Central), Semipresencial com 456 alunos (Campus Centro e Sul) e Ensino Superior Básico Extraordinário (CBA) com 143 alunos (Campus Sul); A Sucre também conta com 131 professores qualificados e 25 pessoas na área administrativa.

Em seus 128 anos de história educacional, ultrapassou fronteiras pela participação exitosa da comunidade de aprendizagem, destacando os prêmios e troféus obtidos em concursos educacionais, culturais e esportivos.

YAKU – PARQUE MUSEU DA ÁGUA

Este espaço é onde será realizado o jantar para todos os participantes do evento, no dia 22 de outubro das 17h00 às 20h00, acompanhado por um mágico evento cultural.

DETALHES DO LOCAL

Localizado na zona oeste da cidade, no centro histórico mais bem preservado da América Latina, sua vista privilegiada permite apreciar sua pérola mais brilhante, principalmente à noite, o que o torna o local perfeito para jantar no dia 22 de outubro de 2022.

Seu nome vem da voz quichua Yaku, que significa ‘Água’. Este Parque Aquático-Museu foi construído sobre os primeiros tanques de captação e purificação de água em Quito, que abasteciam a cidade desde 1913 e foram posteriormente substituídos por novas infraestruturas mais adequadas à medida que a cidade crescia.

Yaku Parque Museo da Água abriu suas portas em 5 de dezembro de 2005 e foi criado com o objetivo de gerar um espaço de encontro onde, por meio de programas expositivos, educativos, comunitários e pesquisa-ação-participação, cada visitante pode conhecer e co-construir a história da água, valorizar suas propriedades, refletir sobre o uso responsável da água e promover a cultura da água.

CONTATE-NOS
WFTO Ecuador Sagrario Angulo – coordinació[email protected] 0987064347
CLAC – Linda Vera – [email protected]